dicas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Modernização dos velhos F-5E e Red Flag 2008

Boa noite caros amigos.
Hoje resolvi postar algumas fotos que tirei no PAMA/SP, onde está sendo feita a montagem dos F-5EM da Força Aérea Brasileira.

Localizada na Base Aérea do Campo de Marte SP, o PAMA está sendo responsável pela montagem dos F-5, para modernização.

E lá encontramos algumas aeronaves adquiridas da Jordânia que estão no processo de modernização.

















A grande maioria dessas aeronaves está destinada a reposição de peças, ou seja serão "canibalizadas" tornando-se assim doadoras para que "nossos" F-5EM, possam voar....

Porém devido as instabilidades políticas do pais de origem Jordânia, ainda não foram liberadas para "mexer nelas" por nossos mecânicos.

Porém o processo continua e a construção dos F-5 está acontecendo nas instalações.




















Por ser de uma geração mais "nova", aprendi a ver essas aeronaves em todas as exposições e domingos aéreos e com isso aprendi a admirar suas linhas e formato.

Nossa força Aérea, foi convidada para participar da Operação Red Flag, na base aérea de Nellis NV, em 2008 com 6 F-5M do 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação, uma C-130 e um KC 137, bem como 80 militares.

Outros países que participaram da operação, além do EUA e Brasil, foi a Turquia, Suécia é México (este último como observador).

Os 6 F-5M enfrentaram a nata dos aviadores americanos com seus F-15 e F-16 (os Esquadrões Agressor são pilotados pelos melhores pilotos americanos) e conseguiram uma média de 1.4 a 1.6, algo como 40 % a 60 % a mais de vitórias que os americanos, ou seja, para cada vez que um brasileiro era "abatido", despachava quase 2 americanos em aeronaves bem mais modernas e conduzidos por pilotos experientes. 








Segue abaixo algumas fotos da operação Red Flag 2008, fotos das aeronaves indo, voltando e lutando.

























Como Brasileiro e amante da Aviação presto essa homenagem ao feito de nossos militares pois estou cansado de ver "entendidos", descerem a lenha em nossa FAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário