dicas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

MIG-21 MF Fishbed J Força Aérea Soviética Academy 1/48

Olá!!!
Esse foi um dos Kits mais fáceis que já montei, praticamente não precisei fazer correções, epenas a aplicação de massa em alguns lugares, porém muito pouca.
Esse Kit estava separado para o GB de Agosto de 2012, porém como a montagem foi fácil, acabei terminando ele em menos de 3 semanas.

Porém na fase inicial esqueci de tirar as fotos. Segue abaixo as fotos da fuselagem já montada.



Para pintura do Kit, apliquei o primier da colorgim, foi necessárias algumas lixadas no primier para deixar a superfície mais lisa.

Para pintura optei por umas das versões do própria Kit, que achei uma das mais belas que era o Light Sand ( FS 20260), Dark Brown ( FS 30140), usei a Humbrol 118 e para a parte de baixo Light Blue Gray (FS 35550), usei a Humbrol 128.




















Tive um pequeno problema na hora da pintura pois, pintei a parte de exaustão do motor com tinta automotiva e com isso ela atacou a tinta da Humbrol como se fosse um removedor de tintas.

Tive de lixar a área a fim de não perder a pintura inteira, o resultado não foi como o imaginado porém é até aceitável.

Para finalizar utilizei o verniz da Humbrol nº 49 depois da colagem das decais.

Espero que gostem do resultado.

Até mais.
Ricardo

17 comentários:

  1. Fala Ricardo!

    Gostei muito do seu Mig-21 e da camuflagem. Tenho um igual na fila para montagem e vou usar o seu como referencia.

    Que cor da Humbrol vc usou para o tom de areia mais claro (Light sand FS20260) da camuflagem?

    Obrigado
    Miguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Miguel!!!

      Então para essa tonalidade não encontrei tintas, pelo menos nas lojas que conheço aqui de São Paulo então, optei por fazer a tinta.

      Para tal utilizei a cor "Flat Fleshy" (que é a cor de "pele"), XF-15 e a Desert Yellow XF-59 ambas Tamiya em proporções iguais. Dai então é só adequar ao que você quer, no meu caso acrescentei ainda um pouco de branco para deixa-lá de acordo com a foto que tinha do avião.

      Cabe ressaltar que para obter um resultado melhor nas tintas Humbrol, na hora de dissolve-lá use o Ecolsov da Acrilex e Retardador de Thinner um dia antes de pintar.

      Assim a tinta Humbrol não fica áspera. E como se usa retardador como solvente, faça o mesmo com as tintas Tamiya para evitar qualquer reação entre elas quando for camuflar.

      Nas áreas em que vai usar outro tipo de tinta, como a automotiva, não pinte com nenhuma das tintas, apenas Primier, pois no meu caso tive problemas na tubeira da turbina.

      Fui pintar a tubeira da turbina com Titanium automotiva e ela "atacou" a tinta de forma que tive que lixar e pintar de novo aquela área.

      Outra dica é fazer aquelas antenas no nariz e do leme(aquelas que são 3 de tamanhos diferentes), com fios de cobre, aqueles de telefone fininhos e coloridos, você tira a capa plástica e usa só o cobre interno, pois no meu kit elas quebraram logo no começo.

      Qualquer dúvida é só postar que eu respondo.

      Quando pronto mande fotos para par eu ver, e se você quiser eu publico aqui.

      Um forte abraço.

      Ricardo Augusto.

      Excluir
  2. Grande Ricardo!!

    Muito obrigado pelas dicas, principalmente a do retardador. Eu ja uso o Ecosolv mas so me saio bem com as ModelMaster, as Humbrols eu tenho esse problema delas ficarem ásperas.

    Outra pergunta: Que verde vc usou no nariz?

    Quando ficar pronto eu te mando as fotos.


    Abração
    Miguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Miguel, para o verde eu usei o Green X-5 da Tamiya, que é o mesmo que vai nas rodas e na cauda.

      Essa cor é o padrão Soviêtico, se é que tal "padrão" exista, pois o Mig-21, foi o avião mais produzido da história recente.

      Note que se você procurar fotos de interior da cabine verá verde, azul, cinza... ou seja, para cada país diferente que o produziu, um novo padrão foi criado porém esse verde foi, digamos "mais usado"...

      Qualquer dúvida é só postar.

      Mande sim as fotos.

      Um forte abraço.

      Ricardo Augusto

      Excluir
  3. Ricardo,

    Que marca de retardador vc me sugere para a tinta Humbrol?

    Pq que tenho que mistura-la um dia antes de pintar?


    Obrigado pelas dicas
    Miguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Miguel,

      Eu uso o Retardador (Laca Flow), da Luksnova.

      Como disse tenho obtido resultados muito bons com o uso dele com Ecolsov.

      Porém cabe ressaltar que para não ter sustos (pois será a primeira vez que usará a tinta com retardador), faça um teste de pintura com um Kit velho ou mesmo em uma chapa de plástica antes de aplicar no kit.

      A diluição da tinta é a mesma do que qualquer solvente apenas o que deverá fazer é dividir a quantidade ou seja, pegar a quantidade de solvente que geralmente você usa e aplicar a metade (50% de Ecosolv e 50% de Retardador), aplicar na tinta, misturar bem e deixar em repouso.

      Quando for pintar(de preferência um dia depois),e de preferência com o Primier já seco, misturar novamente e aplicar um fina camada, esperar 1 hora (dependendo do clima), e aplicar uma nova camada.

      O motivo de misturar 1 dia antes é que o retardador (como o nome mesmo diz, retarda a secagem), e com isso ele atua no pigmento da tinta fazendo uma melhor diluição.

      Nesse clima seco, eu já misturei as tintas poucas horas antes de usar e consegui pintar sem problemas.

      As tintas Humbrol são tintas muito boas, seu rendimento é 1x1 e sua tonalidade é a mais correta com um custo benefício muito bom, afinal eu pago R$ 7,00 em cada latinha.

      Porém o seu uso em aerógrafo tem esse problema, da porosidade...

      O uso de retardador nas tintas Tamiya também é recomendado pois o retardador deixa a tinta tamiya bem fina, você percebe a diferença pois ela adere aos relevos de maneira uniforme.

      E para aquelas tintas que estão quase secas, e geralmente a gente acaba jogando fora, eu coloco o retardador e deixo lá por uns dias, depois eu as misturo e com isso "dou uma sobrevida", a tinta.

      Para te falar a verdade Miguel, eu praticamente uso o Thinner apenas para lavar o aerógrafo, tenho usado a retardador em todas as tintas que utilizo, apenas em tintas como a Humbrol, é que utilizo também o Ecosolv.

      Espero ter sanado as suas dúvidas, porém é só postar que estarei respondendo.

      Um forte abraço e boas montagens.

      Ricardo Augusto

      Excluir
  4. Ricardo.

    Eu uso muito a Model Master com Ecosolv e é disparado a tinta que mais gosto. Uso bem diluida e com baixa pressao 10 a 12psi. O problema é que fica dificil encontra-la aqui no Brasil. Parece que existe uma restricao p mandar esse tipo de tinta(inflamavel) dos EUA p cá.

    Tenho varios tipos de tintas mas como tenho bastante Humbrol, quero aproveita-las antes que sequem rs! Ja usei algumas vezes mas tive problemas com aspereza da tinta. Tambem tenho Acrilicas(Tamiya, Vallejo e MH tintas) que vou usar eventualmente.

    Voce usa Laca Flow nas Tamiyas tb?

    Aqui no Rio é dificil encontrar produtos da Luksnova, eu nunca vi vendendo. Deve ter algum similar, depois eu descubro isso.

    Valeu pelas dicas

    Abração
    Miguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cmte Miguel,

      Eu confesso que nunca usei as tintas Model Master, então só posso imaginar com base no que me dizem a respeito dessa marca e nunca ouvi dizer de ninguém que ela é ruim, muito pelo contrário.

      Apenas como você mesmo diz, é difícil de encontrar-las por aqui também.

      Eu gosto das tintas Tamiya, são as minhas prediletas porém eles não tem tantas cores a disposição como era a uns 10 anos atrás.

      Já as tintas Humbrol o que me atraí é o preço e a fidelidade com a cor ou seja, o Brown é aquele da foto do modelo, porém são tintas de qualidade intermediária e com essa receita ela fica melhor.

      Eu utilizo também as tintas de uma cara ai do Rio que são excelentes na minha opinião é da Asgard e da última vez que comprei custava R$ 9,00 20ml que com a diluição correta você tem 40ml por um preço muito bom.

      Porém para "fazer" as tonalidades, na minha humilde opinião, nada melhor do que a Tamiya que não é difícil de encontrar... o único problema é o custo que tramita por volta de R$ 20,00 23ml.

      Confesso que as vezes compro lá fora, aviso os amigos e acabamos fazendo um pedido conjunto para rachar o frete ai compro tintas Gunze, Tamiya, etc... e sai me média $8,00 dividindo o frete então sai em torno de R$18,00 R$21,00 cada tinta, não compensa.

      Então como bom Brasileiro, rsrsrs o negocio é "adaptar" com Humbrol, Coral, automotiva.. rsrsrs já pintei um P-3 Orion na escala 1/72 da Hasegawa, com tintas Coral e ficou bom!!!rsrs

      Mas voltando as tintas Humbrol, tem algo que eu me esqueci, para colar as decais depois de pintado, é necessário envernizar o kit com Verniz Brilhante, eu uso o do Humbrol pois tenho bastante dese verniz aqui em casa, mas serve Future também se você tiver.

      Então o Retardador já usei de uma marca chamada Gol é uma lata vermelha e o resultado foi o mesmo.

      O custo da lata não é alto, lembro que essa última, da Luksnova paguei R$ 19,00 por 1L e como se usa muito pouco, tenho a lata já por um ano e nem chegou na metade...

      Espero ter sanado as suas dúvidas e se tiver mais alguma fique a vontade de postar, pois o motivo de eu criar esse blog com a exposição dos meus trabalhos, do meu Tio, do meu Primo e de meus amigos é esse, trocar experiências e passar adiante aquilo que sei, e também aprender, pois tanto no plastimodelismo como na vida, estamos sempre aprendendo!!!

      Um forte abraço e boas montagens.

      Ricardo Augusto.

      Excluir
    2. Já tinha me esquecido...

      Sim eu uso o retardador também nas tintas Tamiya.

      O único problema é que demora mais para secar então depois de aplicada a tinta deixo o modelo dentro da câmara de pintura que tenho, mas antes usava uma caixa de papelão "cobrindo o kit", para evitar que o pó fizesse parte da pintura.. rsrsr.

      Um forte abraço.

      Ricardo Augusto

      Excluir
  5. Fala Ricardo!

    Descobri que aqui no Rio o mais comum é o Laca Flow da marca Tempo. Vou experimentar a lata menor de 900ml.

    Voce faz parte do forum da Webkits?

    Ja vi alguns reviews das tintas Warscenics(Asgard) e parecem muito boas. Quem sabe algum dia eu nao faca uma comprinha delas!


    Obrigadao!
    Miguel

    ResponderExcluir
  6. Caro Miguel!

    Então eu não faço parte, o pessoal do grupo que participo ( São José dos Campos), estão lá confesso que não foi por falta de interesse apenas tempo mesmo.

    Então faça um teste antes com esse retardador para ver se vai dar certo eu acho que sim, uma vez que a variação de marca influi muito pouco no resultado.

    Eu como disse anteriormente só tenho usado retardador na diluição das tintas, gostei muito do resultado.

    Agora preciso achar um verniz bom para usar em meus kits, pois venho tendo problema direto com as decais...

    Um forte abraço.

    Ricardo Augusto.

    ResponderExcluir
  7. Ola!


    O modelo está muito bonito, porém acho que deveria sujar mais ele, pois da forma como está limpinho dá aspecto de brinquedo e não de modelo de um avião em serviço que sofre inúmeros desgastes devido ao uso e tempo!!

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado por visitar o Blog.

    Eu particularmente não sou muito fã, dessa técnica não gosto de sujar meus modelos se bem que verificar em alguns modelos postados aqui no blog envelheci os mesmo.

    Esse kit em específico foi montado para um GB, e as regras eram especificas de "pinturas", então se eu a sujasse, a pintura não seria ressaltada.

    Mas agradeço a sua visita.

    Forte Abraço.

    Ricardo.

    ResponderExcluir
  9. Grande Ricardo leve o seu MiG lá pra casa do Borges dia 15 de dezembro.

    Estou terminando um também e espero que fique tão legal quanto o seu

    Abração,
    Claudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Claudião!!!

      Pode deixar que eu levarei ele de novo, assim como o F-15C Agressor que o Borges pediu e os Kits do GB.

      E você, como vai a montagem do Kit para o GB e qual vai ser mesmo?

      Forte abraço e até dia 15/12.

      Ricardo Augusto

      Excluir
  10. estou com um desse da academy na caixa identico, vou monta-lo nessa versão, ficou muito bom, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Cmte.!
      Estou com outro que ganhei para reforma-ló também 1/48 só que o modelo PF.. logo irei postar as fotos.. se tiver alguma dúvida sobre essa versão é só perguntar.
      Muito obrigado por visitar o Blog.

      Up the Irons!!!

      Excluir