dicas

quinta-feira, 29 de março de 2012

F-5 B meio E da FAB 1/48 Testors

Finalmente terminei o Kit!!!
Por se tratar de um kit muito antigo eu tinha resolvido fazer a conversão para o F-5 E da FAB.
Comecei dando uma banho de soda para remover toda a tinta antiga, pois tinha montado ele na versão Vietnã da US Air Force.

O kit não é de boa qualidade, confesso que quando comprei estava no começo e o preço estava baixo.

A sonda foi moldada a partir da sonda curva o A-4 1/48 e com madeira balsa.

Como podem ver nas fotos acima, o molde foi feito em massa de modelagem odontológica (gentilmente cedida pelo meu primo), e o material usado para a sonda foi na verdade acrílico Jet (também de uso odontológico e também feita pelo meu primo).

Porém a parte específica em baixo da sonda eu construí com a massa Kombi Filler, e fui lixando até alcançar a proporção desejada.

Para fixação no Kit, usei cola tipo Bonder, para aderir a sonda e passei massa para correção.


Depois veio a parte do lixamento do kit e da massa para posterior acabamento.

Mais algumas alterações foram feitas dentre elas a retirada das entradas de Ar acima do motores na cauda, bem como a construção das luzes de navegação, radar e antena da fuselagem.






A intenção era de a conversão para o modelo E, porém o kit não dá essa possibilidade. As entradas de ar do motor são maiores bem como a aleta que parte do estabilizador vertical e vai até a fuselagem, porém como estava já em andamento resolvi seguir adiante e montar a versão da FAB de 1982 do 1º G.A.C.

Primeiramente apliquei o Premier da Colorgin não diretamente da lata; com uma mangueira pequena de ar e um recipiente de tintas usado, tirei a tinta e coloquei um pouco de Thinner.



Para pintura usei as tintas da Humbrol: 118 Areia, 116 verde escuro, 117 verde médio e 28 cinza claro.
Diluí as tintas com Eco Solv e retardador.









Os decais são da FCM e após a aplicação, com um pincel apliquei a cera Future para ajudar na fixação das mesmas.















Finalizei com o verniz da Humbrol fosco o resultado e esse acima. O próximo F-5, será o M, já adquiri o Kit da AFV que por sinal é um ótimo Kit e logo estará na Bancada.

Abraços a todos e espero que gostem do resultado

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado mas isso foi uma tentativa com um kit velho pois não se trata do modelo usado pelo Brasil, foi uma tentativa de conversação pois o modelo correto é o F-5E e o modelo usado nas fotos é um F-5A... mas agradeço a visita ao blog, logo estarei publicando material novo.

      Excluir
  2. Caso tenha interesse em vender algum F-5 FAB montado tenho interesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho o hábito de vender os kits que faço, o meu intuito aqui é levar aos amigos do modelismo e entusiastas a montar seus kits, então se quiser posso ajudar você a construir o seu próprio kit meu amigo

      Excluir
  3. Caso tenha interesse em vender algum F-5 FAB montado tenho interesse.

    ResponderExcluir